Feed de Notícias

Publicado em 19.08.2016/16:33

Workshop da ABRAFATI debate gestão de substâncias químicas

Fundamental para a indústria de tintas, tema foi abordado em seus variados aspectos.

 

O gerenciamento de substâncias químicas em indústrias de tintas foi o tema de um workshop promovido no último dia 17 de agosto pela ABRAFATI, por meio de sua Comissão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional. Com o apoio da Abiquim, o evento reuniu 60 profissionais do setor no Senai Mario Amato para discutir e aprofundar a compreensão de questões que afetam o dia a dia das empresas.

Foram dois blocos de palestras curtas, ambos com a moderação de Roland Bircher, gerente sênior de Assuntos Regulatórios da Sherwin-Williams, que integrou os assuntos e administrou o debate.

No primeiro deles, Luc Turkenburg, diretor global de Assuntos Regulatórios da AkzoNobel, falou sobre o gerenciamento de substâncias prioritárias por meio da avaliação de risco, apresentando um programa desenvolvido e utilizado pela empresa. Na sequência, Camila Hubner Barcellos, assessora de Assuntos Regulatórios da Abiquim, mostrou o que já vem sendo feito na área de segurança química e no programa Atuação Responsável. Gilmar Trivelato, pesquisador titular da Fundacentro, por sua vez, abordou a avaliação e o controle da exposição ocupacional.

O segundo bloco se iniciou com a palestra de Nelson Gimenez, gerente de Assuntos Regulatórios e Gerenciamento de Produto da AkzoNobel – Performance Coatings, sobre a incompatibilidade química e os cuidados que se deve ter no armazenamento e manuseio das substâncias e dos produtos acabados, com diversos exemplos. Fechando o evento, Susana Costa, química de Suporte a Laboratórios da BASF, tratou do tema fundamental da rotulagem.

“Foi um encontro muito produtivo, que trouxe informações que se complementam e que estão associadas a temas essenciais para a indústria de tintas, no que se refere aos cuidados com o meio ambiente, a segurança e a saúde ocupacional”, afirma Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da ABRAFATI.