#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Programas

Outros programas:

Sobre o PSQ

Coordenado pela ABRAFATI, o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil.

A partir de sua implantação, em 2002, o panorama das tintas imobiliárias viveu uma grande transformação, que fez com que aproximadamente 90% do volume total vendido no Brasil passassem a atender aos requisitos mínimos de qualidade.

Ao longo dos anos, a partir das ações desenvolvidas pelo Programa, da publicação de dezenas de normas técnicas e da revisão posterior e constante de várias delas, muitos fabricantes adequaram seus produtos às normas e passaram a investir em melhorias. A maior parte das marcas fora de especificação foi ajustada ou retirada do mercado.

O reconhecimento da importância da qualidade, por parte do governo federal e de governos estaduais, restringiu o espaço para as marcas não conformes, que não podem ser vendidas para programas habitacionais nem cadastradas para financiamentos a obras de construção ou para venda com uso do Cartão BNDES. Adicionalmente, cresceu a pressão por parte do Ministério Público e de órgãos de defesa do consumidor para que cesse a produção e venda de tintas fora da conformidade técnica – o que já resultou em recalls de tintas não conformes e Termos de Ajustamento de Conduta para fabricantes que não atendem às especificações mínimas das normas técnicas.

Os fabricantes que participam do PSQ produzem tintas em conformidade com as normas técnicas em mais de 40 unidades industriais, localizadas em todas as regiões do País. Com essa presença abrangente e uma ampla rede de distribuidores e revendedores, possibilitam que produtos de qualidade reconhecida possam chegar a todos os consumidores brasileiros.

A partir de 2017, iniciou-se uma nova etapa na trajetória desse vitorioso programa, respondendo às mudanças no ambiente de negócios, no mercado e na tecnologia. Esse processo está em curso atualmente, elevando os níveis de exigência, estimulando a inovação e agregando valor para o consumidor. É o chamado PSQ2, que vai trazer resultados ainda mais expressivos e fazer a qualidade das tintas imobiliárias alcançar um patamar mais elevado, com benefícios para o mercado e toda a sociedade.