Feed de Notícias

Publicado em 30.01.2015/12:26

Oficializada a LatinPin, federação latino-americana de tintas

ABRAFATI liderou negociações para a formação da entidade, que fortalecerá a representatividade da região em âmbito global.

No dia 24 de janeiro último, em assembleia na Cidade do México, entrou em operação a LatinPin, federação que congrega associações de fabricantes e de técnicos de vários países da América Latina.

Com a presença de representantes do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador, foram oficializadas as decisões tomadas em reuniões anteriores, sendo aprovados os estatutos da federação e ratificada a escolha de seus dirigentes. Javier Maldonado, da ANAFAPYT do México, foi eleito presidente, tendo como vice-presidentes Dilson Ferreira, da ABRAFATI, e Ignacio Bersztein, da ATIPAT da Argentina.

Um dos principais objetivos da LatinPin é o de aumentar a representatividade da região nas grandes discussões globais relacionadas às tintas. Ao mesmo tempo, proporcionará oportunidades de desenvolvimento de ações conjuntas, em especial aquelas ligadas à sustentabilidade e à disseminação do conhecimento científico e tecnológico.

“A ideia da federação latino-americana já vinha amadurecendo há algum tempo, tendo sido discutida em diferentes ocasiões com lideranças dos demais países. Na ABRAFATI 2013, a presença de representantes de várias associações possibilitou a realização de uma reunião em que houve consenso sobre a necessidade de termos um fórum comum de representação. A partir daí, iniciou-se o processo que resultou na sua criação”, explica Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI.