#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Workshop da ABRAFATI debate gestão de substâncias químicas

Fundamental para a indústria de tintas, tema foi abordado em seus variados aspectos.

 

O gerenciamento de substâncias químicas em indústrias de tintas foi o tema de um workshop promovido no último dia 17 de agosto pela ABRAFATI, por meio de sua Comissão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional. Com o apoio da Abiquim, o evento reuniu 60 profissionais do setor no Senai Mario Amato para discutir e aprofundar a compreensão de questões que afetam o dia a dia das empresas.

Foram dois blocos de palestras curtas, ambos com a moderação de Roland Bircher, gerente sênior de Assuntos Regulatórios da Sherwin-Williams, que integrou os assuntos e administrou o debate.

No primeiro deles, Luc Turkenburg, diretor global de Assuntos Regulatórios da AkzoNobel, falou sobre o gerenciamento de substâncias prioritárias por meio da avaliação de risco, apresentando um programa desenvolvido e utilizado pela empresa. Na sequência, Camila Hubner Barcellos, assessora de Assuntos Regulatórios da Abiquim, mostrou o que já vem sendo feito na área de segurança química e no programa Atuação Responsável. Gilmar Trivelato, pesquisador titular da Fundacentro, por sua vez, abordou a avaliação e o controle da exposição ocupacional.

O segundo bloco se iniciou com a palestra de Nelson Gimenez, gerente de Assuntos Regulatórios e Gerenciamento de Produto da AkzoNobel – Performance Coatings, sobre a incompatibilidade química e os cuidados que se deve ter no armazenamento e manuseio das substâncias e dos produtos acabados, com diversos exemplos. Fechando o evento, Susana Costa, química de Suporte a Laboratórios da BASF, tratou do tema fundamental da rotulagem.

“Foi um encontro muito produtivo, que trouxe informações que se complementam e que estão associadas a temas essenciais para a indústria de tintas, no que se refere aos cuidados com o meio ambiente, a segurança e a saúde ocupacional”, afirma Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da ABRAFATI.