#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Temas chave para a cadeia de tintas discutidos em Seminário de Assuntos Ambientais e de Segurança

Palestras proporcionaram oportunidade de compartilhar informações e conhecer práticas bem sucedidas.

No dia 28 de junho, a ABRAFATI promoveu a 10ª edição do seu Seminário de Assuntos Ambientais e de Segurança em Indústrias de Tintas. Dezenas de profissionais do setor estiveram reunidos no espaço de eventos do Zoológico de São Paulo para atualizar conhecimentos e debater questões atuais e pertinentes à cadeia de tintas.

Logo na abertura, o presidente-executivo da ABRAFATI, Dilson Ferreira, deu o tom que marcaria o Seminário, ao propor o compartilhamento de informações ligadas às áreas de segurança, saúde e meio ambiente entre as empresas, uma vez que esses não são diferenciais competitivos e, se os fabricantes puderem aprender com as experiências dos outros, todo o setor será beneficiado.

Na sequência, todas as palestras foram marcadas pela troca de informações úteis, com foco em soluções inovadoras e na prevenção. Médica coordenadora da PPG, Carmem Lúcia Kauer apresentou os objetivos, as formas de mensuração e os resultados de diversos programas e atividades desenvolvidos pela empresa nas áreas de saúde, qualidade de vida e inserção de pessoas com deficiência. Por sua vez, José Eduardo Lino, médico coordenador do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) da PPG, tratou da ergonomia e dos seus impactos na saúde dos profissionais e nos custos das empresas, mostrando os principais problemas que ocorrem, suas causas e as formas de preveni-los.

Os VOCs (compostos orgânicos voláteis) foram objeto das palestras de Isabella Marini Vargas, supervisora de Novas Tecnologias da Renner Sayerlack, e Mario Estrela, químico do laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Sherwin Williams, que compartilharam definições importantes sobre esse assunto complexo e tão recente para o Brasil. Os especialistas mostraram o cenário mundial relacionado ao tema e destacaram o que a ABRAFATI e seus associados estão fazendo para a regulamentação e a redução das emissões.

Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da ABRAFATI, abordou as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos e as ações que o setor vem desenvolvendo em relação a essa legislação, com o objetivo de dar a destinação adequada às embalagens pós-consumo e às sobras de tintas.

O programa Coatings Care, de atuação responsável em tintas, que completou dez anos de sua implantação no Brasil, foi apresentado por Ivan Rigoletto, diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da PPG, que comentou seu histórico, status atual e perspectivas futuras. Após a palestra, foram entregues os certificados anuais de participação às empresas que aderiram ao programa.

Para fechar a programação, foi oferecida uma atração muito especial: uma visita ao Zoológico, monitorada por uma bióloga.

“As palestras e os debates permitiram compartilhar informações essenciais e trocar experiências. Isso é fundamental para conhecer as melhores práticas e perceber onde cada empresa pode evoluir, o que contribui para melhorar o desempenho geral do setor nas áreas de meio ambiente, saúde e segurança”, afirma Gisele Bonfim.



Comunicamos que, hoje, dia /, não haverá expediente na ABRAFATI