#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Artigos

Publicado em

PSQ2: NOVA ETAPA NA MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE DAS TINTAS

A partir de 2017, iniciou-se uma nova etapa na trajetória do vitorioso Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias, respondendo às mudanças no ambiente de negócios, no mercado e na tecnologia, que vêm se acelerando cada vez mais.

Essa nova etapa foi denominada PSQ2, estando em curso atualmente, com a revisão de importantes normas, a definição de novos requisitos, a inclusão de novos produtos, cores e categorias. São mudanças significativas, mas que não serão abruptas: desde já, os fabricantes têm acesso à informação sobre as novas exigências, especialmente as relacionadas à norma ABNT NBR 11702, que passarão a valer no final de 2019 (18 meses após a publicação de sua versão revisada). Ao longo desse período, o Programa apoiará as empresas participantes na alteração de seus produtos e embalagens.

O que deve ser destacado nesse processo evolutivo é que o PSQ2 vai trazer resultados ainda mais expressivos e fazer a qualidade das tintas imobiliárias alcançar um patamar mais elevado, com benefícios para o mercado e para toda a sociedade. Ao elevar o nível de exigência, o programa estimulará o investimento dos fabricantes em tecnologia e inovação. Como resultado, agregará valor para o consumidor.

Uma das novidades que terá grande impacto é a nova definição de rendimento mínimo para as tintas látex, incluída na NBR 11702. O rendimento passará a ser expresso pela área acabada, em m2, a ser pintada. Com isso, fica estabelecido um parâmetro claro para que cada fabricante divulgue as características de suas tintas, facilitando o entendimento – e o cálculo da quantidade necessária – pelo consumidor, assim como por pintores e outros públicos que compram e/ou especificam tintas.

Outra inovação extremamente relevante é a especificação de uma nova categoria para as tintas látex, a Super Premium, que já vinha sendo utilizada no mercado, porém sem que estivesse prevista em norma. Agora ela foi incluída na mesma NBR 11702, juntando-se às categorias Econômica, Standard e Premium. Como o próprio nome indica, trata-se de uma tinta de qualidade superior, que tem requisitos mínimos de desempenho mais elevados que os da tinta Premium, em termos de cobertura e resistência. Esse é um exemplo claro de como o PSQ2 estimulará a inovação, com benefício para o consumidor.

Há muito mais mudanças já definidas: a inclusão das cores claras (tons pastéis) na avaliação das tintas látex; a inclusão da categoria dos esmaltes Premium, na cor branca, na avaliação feita pelo programa; a inclusão da avaliação da resistência à abrasão úmida com pasta abrasiva para as tintas látex foscas econômicas; a definição de requisitos mínimos para os produtos da linha imobiliária que ainda não são avaliados pelo PSQ. E muitas outras melhorias virão ao longo dos próximos meses.

Essa nova etapa gera desafios, mas também traz enormes benefícios e abre uma série de oportunidades. Para os fabricantes, é o momento de avançarem ainda mais no rumo da qualidade e da oferta de produtos com características diferenciadas. Os fornecedores de matérias-primas, por sua vez, verão a demanda aumentar e terão papel fundamental ao aportar conhecimento, tecnologia e produtos que contribuam para que as tintas tenham desempenho cada vez melhor. Já os consumidores e todos os demais públicos que utilizam e especificam tintas imobiliárias só têm a ganhar, contando com produtos cada vez melhores.

—————————————————————o—————————————————————-

Artigo de Antonio Carlos de Oliveira, originalmente publicado na revista Química & Derivados, edição 591, de junho/2018