#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Programa Fantátisco mostra que tintas imobiliárias produzidas por associados da ABRAFATI não têm chumbo

No dia 04/10, o programa Fantástico, da TV Globo, veiculou uma matéria no quadro “Atenção Consumidor” sobre a avaliação da presença de chumbo nas tintas imobiliárias feita pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Essa avaliação, envolvendo 12 marcas de esmaltes sintéticos e 5 de vernizes, mostrou a adequação de todas as principais marcas comercializadas no Brasil, detectando a presença de chumbo acima do limite permitido apenas em amostras de tintas de dois fabricantes de Goiás, Luztol e Unilar. Foi destacado o fato de que, no caso da Unilar, a presença do chumbo ultrapassa em 200 vezes o limite máximo permitido. A empresa comprometeu-se a adequar seus produtos à legislação. Por sua vez, a Luztol afirmou à reportagem que investigará o fato, pois seus produtos são isentos de chumbo, fato confirmado pelas avaliações feitas em 2015 pelo Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, do qual participa (os produtos avaliados pelo Inmetro foram fabricados antes de 2014, quando essa análise ainda não era feita pelo PSQ).

Os resultados dessa avaliação confirmam aquilo que a ABRAFATI vem afirmando nos últimos anos, a partir do acompanhamento que faz e do comprometimento de seus associados em relação a esse tema: a eventual presença de chumbo nas tintas imobiliárias não envolve associados nem participantes do PSQ.