#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Prêmio ABRAFATI reconhece trabalhos de alto nível técnico

Entregue no último dia 10 de dezembro, o 16° Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas teve como destaque três estudos que confirmam o direcionamento que vem sendo dado à pesquisa e à inovação tecnológica no setor: a temática central é a busca da sustentabilidade.

O primeiro lugar foi conquistado por um grupo de pesquisadores do Departamento de Química da Universidade do Centro-Oeste do Paraná, com um trabalho sobre aluminatos coloridos atóxicos baseados em polissacarídeo. A autora principal é Mariane Dalpasquale, tendo como coautores Filipe Quadros Mariani e Marcelo Muller, e como orientadores os professores Eryza Guimarães de Castro e Fauze Jacó Anaissi.

Marcelo Augusto Gonçalves Bardi e sua orientadora, a professora doutora Luci Diva Brocardo Machado, ambos do IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, classificaram-se em segundo lugar, com um estudo da biodegradação de tintas gráficas aplicadas em plásticos, curadas por radiação ultravioleta ou feixe de elétrons.

Em terceiro lugar ficou Manuel Julimar Lopes, da empresa SJD Rastreabilidade e Manutenção de Instrumental Cirúrgico, cuja pesquisa focou no uso de amino-silano como único agente de curas em tintas epóxi de alta resistência química, resultando em redução de riscos ambientais e melhora de saúde ocupacional.

“Recebemos um conjunto de trabalhos de muito bom nível, que mostram que há muita pesquisa relevante relacionada às tintas sendo desenvolvida no País, tanto nas instituições acadêmicas como na indústria. Isso é essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso setor, levando a avanços e inovações que têm forte ligação com a nossa estratégia de priorizar a sustentabilidade”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI.