#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Prêmio ABRAFATI reconhece pesquisas inovadoras

No último dia 07 de dezembro, ocorreu a cerimônia de entrega do 17º Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas. Foram contemplados os autores de três estudos que se destacaram pelo elevado nível técnico e pela preocupação com a sustentabilidade.

O primeiro lugar coube a um grupo de pesquisadores ligados à Universidade Federal de Pernambuco e à Universidade Federal Rural do mesmo estado, graças a uma pesquisa sobre a adição de resíduos da indústria vinícola na formulação de uma tinta anti-incrustante para aplicação marinha.  Os autores são Patrícia Lopes Barros de Araújo, Telma Maria Guedes da Silva, Kátia Aparecida da Silva Aquino e Elmo Silvano de Araújo, tendo como orientadora a professora Tania Maria Sarmento Silva.

Com o trabalho intitulado “Síntese direta de metil isobutil cetona a partir de isopropanol em catálise heterogênea”, classificaram-se em 2o lugar o estudante de Engenharia Química Carlos Henrique Furtado da Cunha como autor, os professores José Maria Corrêa Bueno e Márcio José da Silva como coautores e o professor André Gustavo Sato como orientador – todos eles ligados às universidades federais de Viçosa e de São Carlos.

O 3o lugar ficou com outro grupo de pesquisadores acadêmicos, ligados à Unicentro, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, por um estudo sobre a transformação de resíduos de alumínio e ferro em pigmentos inorgânicos sintéticos. As autoras são as estudantes de Química Dienifer Fernanda Lopes Horsth e Ketlyn Wolfart Borth, tendo como coautores Mariane Dalpasquale, Filipe Quadros Mariani e Marcelo Muller, sob a orientação do professor Fauze Jacó Anaissi.

“Foram inscritos trabalhos de alto nível, mostrando que no Brasil há muita gente fazendo bons estudos e pesquisas relacionados às tintas. O objetivo do Prêmio, de estimular essa atividade, está sendo plenamente atingido, tendo impacto direto no desenvolvimento científico e tecnológico do nosso setor e na busca de soluções cada vez mais sustentáveis”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI.