#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Norma para vernizes torna mercado mais ordenado

Produtos precisam atender a requisitos estabelecidos para estar em conformidade.

Uma mudança significativa no mercado de vernizes de uso interior foi completada no último dia 02 de setembro, quando a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a norma NBR 16211:2013, que especifica os requisitos mínimos de desempenho desses produtos, anteriormente conhecidos no mercado como vernizes copal.

A norma, que entra em vigor no próximo dia 02 de outubro, é especialmente importante por ser uma norma de especificação, estabelecendo que os vernizes de uso interior devem ter um teor de sólidos de no mínimo 40%, um tempo de secagem máximo de 12 horas e brilho mínimo de 80 UBs (unidades de brilho). Além disso, torna-se obrigatório estampar na face principal da embalagem a expressão “Uso Interior” ou a palavra “Interior”.

“Essa norma representa mais uma contribuição para o ordenamento do mercado de tintas imobiliárias. O consumidor será beneficiado, podendo identificar claramente os vernizes que se destinam ao uso interior e têm qualidade reconhecida, sabendo exatamente o resultado que pode esperar de sua aplicação”, afirma Gisele Bonfim, gerente técnica e de Assuntos Ambientais da ABRAFATI.

“É importante destacar que os vernizes de uso interior oferecidos pelos fabricantes que participam do PSQ Tintas Imobiliárias já atendem aos requisitos da nova norma e representam um percentual superior a 85% do total do mercado”, destaca Gisele Bonfim.