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Indicar pintores para os clientes ajuda a vender muito mais tintas

Dilson Ferreira*

A indicação de pintores capacitados é um diferencial muito importante para as revendas de tintas, que podem alavancar suas vendas ao oferecer para o consumidor a resposta a uma preocupação que ele tem ao pensar em pintar seu imóvel.

Quando compra a tinta, o consumidor está imaginando o ambiente já pintado. Ele não quer problemas ou dificuldades para que essa pintura seja executada. Ao contrário, quer que tudo seja feito de maneira correta, limpa e rápida. Se estiver inseguro em relação à possibilidade de contar com um pintor que faça tudo direito, o comprador poderá abandonar seu projeto de pintura – o que, para o comerciante, representa uma venda perdida.

Isso significa que não basta ter produtos bons, atendimento de qualidade, preços e condições acessíveis. É preciso oferecer algo mais, mantendo também os olhos no futuro e lembrando que o trabalho bem feito dos pintores é fundamental para as vendas e para a imagem das tintas.

Por terem percebido como esse diferencial é importante, muitas revendas passaram a utilizar como referência o Cadastro Nacional de Pintores de Imóveis, que contém os dados de contato de 5 mil aprovados pelo Programa Pintor Profissional ABRAFATI. Essa lista, disponível na internet (o cadastro completo, atualizado constantemente, está disponível em www.pintorprofissional.org.br), é uma ferramenta para que donos de lojas, gerentes e balconistas possam prestar um serviço adicional aos compradores de tintas, pois permite mostrar ao cliente que, na região onde ele vive, existem profissionais com competência reconhecida, capazes de pintar seu imóvel com excelentes resultados.

Ao longo dos três anos de existência do Programa Pintor Profissional ABRAFATI, foram milhares os consumidores, arquitetos, decoradores, síndicos e outros profissionais que recorreram ao Cadastro para contratar um pintor. Todos eles viram vantagens no sistema e as suas declarações indicam que ficaram satisfeitos, pois frequentemente chegam elogios à coordenação e à central de atendimento do Programa Pintor Profissional, sem que tenha havido registro de qualquer reclamação.

Para vender mais tintas, o caminho envolve aspectos como a promoção e a propaganda do produto, para sensibilizar o consumidor em relação aos benefícios trazidos pela pintura. Mas destacamos que o crescimento das vendas passa necessariamente pela existência de pintores capacitados e pela possibilidade de encontrá-los facilmente. Por isso, lembramos mais uma vez que os profissionais da revenda de tintas, assim como os fabricantes e suas equipes comerciais, devem aproveitar a existência desse Cadastro como uma ótima oportunidade para os seus negócios e para o relacionamento com os clientes.

Podem ter certeza de que proprietários de imóveis residenciais ou comerciais tenderão a pintá-los com mais frequência se tiverem experiências positivas com os pintores que contrataram para o serviço – em termos de resultados, de cumprimento de prazos, de orçamento e outros aspectos. E a loja que indicou o profissional será lembrada na próxima vez que eles forem comprar tintas.

* Publicado originalmente na revista Pintou na Artesp.



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