#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Fórum ABRAFATI indica início da retomada do crescimento

Apresentações, debates e pesquisa no evento mostraram que o pior já passou.

 

Com a presença de cerca de 140 executivos e lideranças da cadeia de tintas, foram debatidas a situação atual e as perspectivas do setor, durante o 11º Fórum ABRAFATI. A principal conclusão foi a de que o setor começa a viver dias melhores e que em 2017 o crescimento das vendas será retomado.

Freddy Carrillo, presidente do Conselho Diretivo da ABRAFATI, avaliou que as vendas podem aumentar 1,5% no ano que vem, destacando os sinais positivos que já podem ser vistos na economia. “Está se iniciando uma virada em todos os nossos mercados”, afirmou. A expectativa de crescimento foi compartilhada pela maior parte dos presentes, na pesquisa interativa dataFATI.

Todos os palestrantes apontaram na mesma direção de uma melhoria no cenário. O economista Luka Barbosa, do Banco Itaú, revelou uma previsão atual de 1% de aumento do PIB em 2017, advertindo que esse percentual pode ser mais alto. Já o jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, considerou que o panorama político está muito mais estável e previu que será aprovada a maior parte dos ajustes propostos. Por sua vez, Claudio Conz, da Anamaco, assinalou que já se percebe uma melhoria nas vendas nas lojas de materiais de construção, o que deve levar o setor a fechar o ano com crescimento. No painel que reuniu os fornecedores, José Borges Matias (Grupo Solvay), Alessandro Moraes (Dow) e Moritz Winterstein (Covestro) destacaram os desafios associados a inovação, sustentabilidade e custos, assim como as oportunidades para agregar valor aos produtos e atender a novas demandas.

“Com a presença de especialistas externos e de todos os principais players do mercado, pudemos ter uma visão muito precisa em relação ao clima para os negócios, que hoje se mostra muito mais promissor”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI.