#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Estudos voltados para a sustentabilidade vencem o Prêmio ABRAFATI

No último dia 11 de dezembro, foi entregue o Prêmio ABRAFATI de Ciência em Tintas, em sua 15ª edição. Foram contemplados os autores de três estudos que se destacaram pelo elevado nível técnico e pela preocupação com a sustentabilidade.

O primeiro lugar foi conquistado por um grupo de pesquisadores da Escola de Engenharia de Lorena, da Universidade de São Paulo. Formado pelos professores Adilson Roberto Gonçalves, Angelo Capri Neto e Maria da Rosa Capri, pela doutoranda Fernanda de Carvalho Oliveira e pelo aluno de graduação Alessandro Costa Pinto, o grupo elaborou um inovador trabalho sobre o uso de biomassa como aditivo para tinta látex, resultando em sustentabilidade ambiental e melhoria nas propriedades acústicas e da propagação de chamas do produto.

A segunda colocação coube ao trabalho apresentado por Camila da Mata Silva, Daniele Ferreira de Figueiredo (ambas da equipe da AkzoNobel) e Natália Akemi Sasaki Santana, sob a orientação do professor Leo Kunigk, do Instituto Mauá de Tecnologia. O estudo apresentado verificou a viabilidade da utilização de extrato alcoólico de neem como agente antifúngico em tintas decorativas à base de água.

Em terceiro lugar ficou William Hiroyuki Naruto Osuka, recém-graduado pela Escola Senai Mario Amato, orientado pelo professor Fernando Codelo Nascimento. O tema do trabalho foi o uso de polímero vegetal natural como agente espessante e fosqueante para verniz aplicado em madeira.

“Nesta edição, tivemos uma forte participação de pesquisadores ligados a instituições de ensino, o que é muito importante para impulsionar a necessária interação entre academia e indústria. Os trabalhos apresentados têm conteúdo muito relevante e estão alinhados à orientação da cadeia de tintas de se tornar cada vez mais sustentável, trazendo uma contribuição significativa”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI.