#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

Em 2013, Campanha Madeira de Verdade destacará diferenciais trazidos pela utilização do material

Sustentabilidade, originalidade, resistência, durabilidade e outros atributos serão ressaltados, estimulando e valorizando o uso da madeira.

Criada em 2011 pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), a Campanha Madeira de Verdade entrou em uma nova etapa em 2013, buscando destacar fortemente os atributos diferenciados da madeira e promover as diversas possibilidades de sua utilização, de maneira original e inovadora, na produção de móveis, na decoração, na construção e em inúmeras outras aplicações.

As crescentes exigências da sociedade relacionadas à sustentabilidade serão um dos direcionadores da campanha, que desenvolverá ações para conscientizar os especificadores (como os designers, decoradores e arquitetos) e usuários finais de que a madeira é uma matéria-prima de fonte renovável, que se decompõe sem gerar impacto e pode contribuir para a redução da utilização de outros materiais não renováveis. Para isso, além de valorizar o material, será necessário desfazer mitos relacionados ao seu uso, como o de que comprar madeira ou objetos feitos com ela significa contribuir para a destruição de florestas. “Temos de mostrar claramente que utilizar madeira de origem legal ou comprar produtos feitos com ela é uma atitude correta do ponto de vista ambiental”, afirma Humberto Tufolo Netto, coordenador da Campanha.

Uma das questões a ser enfrentada é que no Brasil, por motivos culturais e por preconceitos injustificados, ainda se usa pouca madeira em aplicações mais nobres. Porém, o país possui condições extremamente propícias para produzir esse material com qualidade e em quantidade, de maneira legal e sustentável. Ao mesmo tempo, conta com empresas e profissionais de ponta para desenvolver projetos que envolvam a sua utilização. É necessário, assim, que o país se incorpore a uma tendência, existente em todo o mundo, de valorização da madeira, que se reflete no universo da moda e do design. Hoje, no mercado de luxo, já se veem diversos exemplos de utilização do material em joias, bolsas e baús de viagem, armações de óculos e muitos outros.

Intensificação das ações

Para fazer frente a seus objetivos, essa nova etapa da Campanha envolverá ações voltadas para diversos públicos, com especial ênfase nos formadores de opinião, nos designers e nos especificadores de materiais para obras e projetos de decoração. A participação em eventos será priorizada, para a disseminação de informações ao público, muitas vezes com a realização de palestras. As ações de divulgação via imprensa também serão intensificadas, contando com o apoio de importantes parceiros de mídia. Além disso, o amplo potencial representado pela internet será mais explorado, tanto com o portal www.madeiradeverdade.com.br quanto com as redes sociais e a utilização de recursos como newsletter eletrônica e e-mail marketing.

“Temos uma boa causa para defender. Precisamos agora levar nossa mensagem, de maneira ampla, a toda a sociedade. É nisso que investiremos prioritariamente em 2013”, explica Humberto Tufolo Netto.

Campanha Madeira de Verdade

Lançada em 2011 pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), a Campanha Madeira de Verdade foi idealizada para destacar os atributos da madeira e promover as diversas possibilidades de sua utilização. O conceito chave é o de que a madeira de verdade, obtida por meio de procedimentos sustentáveis e legais, é um material com características únicas e ambientalmente correto.

A campanha vem sendo desenvolvida a partir do compromisso de três fabricantes de tintas e vernizes – Montana Química, Sayerlack e Sparlack –, que aportam recursos e conhecimentos para o seu desenvolvimento. Conta ainda com o apoio de profissionais, empresas e instituições que estão ligados ao fornecimento, utilização e venda de madeira de verdade e de produtos à base dela.