#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Artigos

Publicado em

Desafios e oportunidades para a indústria de tintas no brasil

Dilson Ferreira*

A indústria de tintas vive um momento muito positivo no Brasil. O mercado vem evoluindo de forma muito consistente nos últimos anos, tanto no que se refere ao aumento das vendas, quanto naquilo que diz respeito à contribuição aportada para o desenvolvimento dos setores atendidos. O País se consolidou como o quinto maior produtor mundial de tintas e acompanha as principais tendências globais, produzindo tintas para variadas aplicações, com tecnologia de ponta e competência técnica comparável à dos países mais avançados. Por isso, estamos confiantes em crescer acima do PIB pelos próximos anos, prevendo alcançar, até 2020, a marca de 2 bilhões de litros produzidos anualmente.

Temos investido muito fortemente na melhoria da qualidade das tintas, com resultados muito expressivos, beneficiando consumidores, usuários industriais e comerciais. Ao mesmo tempo, estamos sempre direcionando nossos esforços para a atualização tecnológica e a inovação, de modo a atender às novas necessidades do mercado e às demandas dos setores mais exigentes.

Entre essas demandas, a sustentabilidade está em relevo e vem merecendo atenção especial na nossa agenda. Por isso, em 2009, introduzimos o conceito de Tinta do Futuro – tema de nosso Congresso e Exposição –, a partir do qual a pesquisa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganharam ainda mais evidência no nosso setor, com a participação decisiva de fornecedores como a Petrobras. Além de oferecer produtos com o mínimo de impacto ambiental, temos adotado práticas como a utilização racional de água e energia, o desenvolvimento de matérias-primas oriundas de fontes renováveis, a eliminação de desperdícios, o gerenciamento adequado de resíduos e embalagens. Nosso Programa Coatings Care, de responsabilidade em tintas, tem sido um importante aliado nessa trajetória rumo à sustentabilidade.

Os desafios que se colocam para o futuro da cadeia produtiva de tintas – que representam, ao mesmo tempo, grandes oportunidades – estão ligados à atenção permanente que se deve ter em relação aos aspectos relacionados à sustentabilidade e à qualidade, antecipando-se às futuras demandas por parte dos usuários e às exigências da legislação e regulação. Simultaneamente, é preciso investir em capacitação dos profissionais que atuam na cadeia produtiva de tintas, na revenda e na aplicação do produto. Para um mundo um ambiente de negócios mais complexo, precisamos de profissionais preparados, versáteis e criativos.

O caminho para superar esses desafios é, em si mesmo, outro desafio: buscar a maior integração de cadeia, estimulando os processos colaborativos e implementando projetos conjuntos. Esses esforços têm de ser unidos aos do Poder Público, focando na promoção do desenvolvimento econômico e social – como já fazemos hoje com sucesso em iniciativas voltadas para habitação de interesse social e infraestrutura.

O Brasil está vivendo um período único, repleto de oportunidades. Precisamos trabalhar juntos na superação desses desafios para construir um caminho seguro na direção do crescimento econômico sustentável.

* Publicado originalmente na revista Soluções BR