#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Artigos

Publicado em

PARTICIPAÇÃO EM FEIRAS: ESSENCIAL PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS

Telma Florêncio*

As feiras de negócios proporcionam muitas oportunidades para quem delas participa, tanto na condição de expositor quanto na de visitante.

Como as feiras comerciais da Antiguidade ou da Idade Média, caracterizam-se por ser espaços privilegiados para o encontro entre interessados em vender e interessados em comprar. Permitem que um grande número de compradores potenciais tenha contato direto com os produtos e serviços e com as empresas que os fornecem, em um só local e em poucos dias. Para os compradores, possibilitam o conhecimento das opções existentes no mercado (incluindo as novidades mais recentes) e a comparação de qualidade, funcionalidades e preços. Quem está vendendo, por sua vez, tem a oportunidade de promover suas marcas, mostrar seus lançamentos e todos os diferenciais que oferece em seus produtos, além de ver in loco como potenciais clientes reagem diante de seus produtos e serviços, detectando suas reais necessidades e expectativas. Esses eventos também se prestam à busca de distribuidores ou representantes, assim como à negociação de parcerias e de transferências de tecnologias e know-how.

Porém, seu papel é muito mais amplo do que esses de apresentar ou conhecer produtos e facilitar as transações comerciais e parcerias. Exposições são fundamentais, por exemplo, para sondar o ânimo do mercado e conhecer as tendências. Afinal, ali está reunida uma parcela muito representativa do setor e diversas informações relevantes podem ser obtidas, contribuindo para o planejamento e para a tomada de decisões em relação a investimentos, estratégias e caminhos a seguir.

Eventos desse gênero proporcionam também a possibilidade de conhecer o atual estado da tecnologia do setor e a posição dos concorrentes, sendo um campo fértil para o benchmarking. Se estiverem associados a um Congresso sobre o mesmo tema, a possibilidade de ter uma visão panorâmica sobre o futuro é ampliada de forma significativa, por meio da verificação das principais linhas por onde avançam a pesquisa e a inovação tecnológica.

Na era virtual em que vivemos, as feiras são também um espaço muito propício para construir e fortalecer relacionamentos. Nos estandes e corredores dos pavilhões, existem inúmeras oportunidades para conhecer novos profissionais do setor, reencontrar outros, trocar ideias e experiências, dispor de tempo para uma conversa que pode abrir novos horizontes. Ou seja, para exercer com plenitude os princípios do networking.

Deve ser lembrado que a participação nesses eventos, como visitante ou como expositor, não se limita aos dias em que se realiza. É fundamental se planejar antes, analisando os objetivos pelos quais se pretende expor ou comparecer e definindo atividades e metas. Depois da feira, é preciso organizar as informações coletadas e verificar como se pode utilizá-las, assim como dar sequência aos contatos e negociações. Só assim serão obtidos os melhores resultados.

Para finalizar, quero destacar que, para que um evento desse tipo seja bem sucedido, atraindo público qualificado, sua organização e os expositores têm de oferecer diferenciais e atrativos de alto nível. É isso que faz com que os profissionais tomem a decisão de visitar uma feira de negócios. Expondo aquilo que os visitantes desejam ver e surpreendendo-os com inovações e um atendimento diferenciado, as empresas já os estão motivando a voltar na edição seguinte. Ao mesmo tempo, atrações adicionais, como uma programação de palestras de alta qualidade, agregam muito valor e trazem uma contribuição efetiva para os participantes. É isso que vemos nos eventos de maior sucesso no mundo e é o que veremos no próximo ano na ABRAFATI 2015, reunindo a Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas e o Congresso Internacional de Tintas.

*Publicado originalmente da revista Loja de Tintas em Agosto de 2014



Comunicamos que, hoje, dia /, não haverá expediente na ABRAFATI