#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Artigos

Publicado em

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DE 2014

Dilson Ferreira*

Os últimos anos têm sido desafiadores para fabricantes e revendedores de tintas, e 2014 não será diferente. O Brasil continuará crescendo em ritmo moderado, mas devemos todos estar atentos às oportunidades existentes, para que possamos vender mais e obter melhores resultados.

Dois grandes eventos movimentarão o País e poderão ter reflexos positivos em nosso mercado: a Copa do Mundo e as eleições. Já existem muitas empresas planejando e desenvolvendo promoções ligadas ao futebol, e várias outras estão de olho nas obras públicas que serão realizadas no ano que vem. Certamente, existem aí possibilidades concretas de promover as tintas e de fazer bons negócios.

Ao mesmo tempo, o governo continuará estimulando o consumo de materiais de construção, com a redução de impostos, o crédito para a compra parcelada e o elevado investimento na construção de mais imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. Junto com isso, terá continuidade a retomada dos lançamentos imobiliários pelas construtoras.

Descrito assim, o quadro parece ser muito favorável, mas há diversos desafios a superar. O principal deles é aumentar a competitividade de toda a cadeia de tintas, que vem sendo impactada por significativos aumentos de custos.

A situação é similar no varejo e na indústria: os custos sobem acima da inflação e não é possível repassá-los ao consumidor, o que reduz a rentabilidade e ameaça a sobrevivência das empresas. Os gastos com salários cresceram muito, por exemplo, assim como os aluguéis. No caso da indústria, outro ponto crítico são as matérias-primas, muitas delas importadas, que sofrem o impacto da alta expressiva do dólar. Essa situação coloca pressão sobre todos nós, levando à necessidade de trabalharmos fortemente na redução de despesas e no aumento da eficiência.

Além de buscar formas de aperfeiçoar os aspectos administrativos e financeiros, temos de agir com dedicação e inteligência para aumentar as vendas, valorizando os inúmeros benefícios que as tintas trazem. Para isso, é importante destacar as tintas de qualidade reconhecida, que proporcionam ao comprador os resultados que ele espera.

Da mesma forma, devemos continuar nos preocupando em facilitar a vida do consumidor, investindo na capacitação de pintores e indicando esses profissionais qualificados a quem adquiriu o produto. Adicionalmente, precisamos investir na promoção e divulgação das tintas, com campanhas e ações que façam os proprietários de imóveis desejar comprá-las. Essas são iniciativas em que o trabalho conjunto de fabricantes e revendedores certamente trará resultados concretos.

Ao mesmo tempo, a indústria deve investir na busca de soluções que tornem a tarefa de pintar mais fácil. E precisa, também, ficar atenta às características que o mercado busca nas tintas: a sustentabilidade, o cumprimento de funções adicionais e o alto desempenho aliado a baixo custo.

Somando esforços de fabricantes e revendedores, temos certeza de que superaremos os desafios existentes e transformaremos em realidade o grande potencial do mercado brasileiro, trazendo benefícios para todos nós e para os consumidores.

*Publicado originalmente na revista Pintou na Artesp em Dezembro de 2013

 



Comunicamos que, hoje, dia /, não haverá expediente na ABRAFATI