#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Artigos

Publicado em

NOVOS PILARES DE ATUAÇÃO, PARA UMA NOVA REALIDADE

O ano de 2018 começou de uma forma diferente para a ABRAFATI, depois do intenso trabalho de avaliação das prioridades e de discussão de rumos a serem seguidos pela Associação, desenvolvido no ano anterior.

O ponto de partida para esse trabalho foi o diagnóstico de que precisávamos nos preparar para um cenário modificado e em permanente transformação, representando novos desafios para o setor de tintas, que devem ser transformados em oportunidades. Devemos evoluir continuamente, acompanhando e nos antecipando às tendências globais e locais, da mesma forma que precisamos avançar na implantação das melhores práticas em relação a temas chave para o presente e o futuro, como a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, temos de colocar especial esforço na expansão das vendas, na ampliação da base de consumidores, no aumento da frequência da pintura e na elevação do padrão de consumo (restringindo cada vez mais o espaço para produtos sem a qualidade mínima).

O objetivo de toda essa movimentação é criar as condições para suportar o crescimento do setor e das empresas associadas pelos próximos 5 a 10 anos.

O Conselho Diretivo da ABRAFATI liderou as ações voltadas para um redesenho da atuação da Associação e para a definição de um novo planejamento estratégico, contando com o apoio especializado da consultoria A.T. Kearney. Estudos aprofundados sobre a situação internacional da indústria de tintas e as particularidades do Brasil embasaram as discussões e as decisões tomadas, que apontaram para temas prioritários, que devem receber a maior carga de atenção e investimentos, com destaque para a revitalização do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ), a capacitação, a realização de eventos como o nosso Congresso e Exposição, o relacionamento com órgãos públicos e a sustentabilidade.

Do profundo mergulho em busca do DNA da ABRAFATI e de sua visão de futuro, resultaram duas definições cruciais para o nosso posicionamento estratégico. A primeira delas é a nossa nova Missão: “Impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável da cadeia de tintas, promovendo a melhoria  da qualidade e capacitações do setor, com reconhecimento pelos consumidores”.

A segunda definição surgida de nosso redirecionamento estratégico foi a dos quatro pilares que orientam, a partir de agora, a nossa atuação, todos eles focados na geração de valor para os associados e a indústria:

1) Representar os interesses do setor (Advocate), o que inclui cuidar da imagem institucional, criar relacionamentos-chave e desenvolver padrões normativos e operacionais;

2) Desenvolver a capacitação técnica do setor (Capability Developer);

3) Facilitar o acesso a conteúdo e conhecimento (Content Facilitator).

4) Proporcionar oportunidades de relacionamento (Networker), o que envolve criar um ambiente setorial conectado e benéfico aos participantes e adjacentes à indústria.

É com essas definições que estamos dando prosseguimento à nossa trajetória de melhoria contínua e contribuição efetiva para o mercado, a sociedade e o País.

———————————————————————————————————————

Artigo de Freddy Carrillo, originalmente publicado na revista Química & Derivados, edição 590, de maio de 2018