Notícias e Artigos
Artigos
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE 2015
Dilson Ferreira*
2014 terminará sem deixar muitas saudades. Foi mais um ano desafiador para o setor de tintas, que teve resultados abaixo do que havia sido previsto no final de 2013. Esperávamos um aumento de cerca de 2% nas vendas, mas vamos terminar o ano muito possivelmente sem crescimento, em função do ritmo fraco da economia e da diminuição no nível de confiança do consumidor no futuro.
Nossa expectativa para 2015 é de mais um ano difícil. A necessidade de ajustes na economia é reconhecida por todos, o que provocará impactos em custos e investimentos em um primeiro momento, mas abrirá espaço para a retomada do crescimento. Não temos certeza se as medidas necessárias serão tomadas pelo governo, mas existem alguns sinais positivos de mudança. É isso que nos leva a prever um cenário ligeiramente melhor do que o de 2014.
Temos de continuar trabalhando em conjunto para estimular as vendas de tintas, pois os resultados de 2015 dependerão muito da atitude que fabricantes e revendedores assumirem. Sabemos que existem dificuldades e desafios a serem superados. Por isso, temos de usar todos os recursos à nossa disposição para demonstrar ao consumidor a importância das tintas e da pintura. Somando esforços, criaremos novas oportunidades e poderemos transformar em realidade o grande potencial do mercado brasileiro.
*Publicado originalmente na revista Pintou na Artesp