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ATENDIMENTO DE QUALIDADE É ESSENCIAL PARA A VENDA DE TINTAS

Dilson Ferreira*

Há muito tempo se fala da importância de encantar o cliente e de oferecer um atendimento de alta qualidade a ele, para que fique muito satisfeito e se torne fiel. Os revendedores de tintas preocupam-se com essa questão e vêm buscando orientar suas equipes e oferecer treinamento a elas, para garantir os melhores resultados.

Os fabricantes de tintas também têm desenvolvido ações nessa direção, apoiando as revendas, pois sabem que, para prestar um serviço de qualidade aos seus clientes, é essencial que os profissionais de atendimento contem com boa formação e disponham de informação atualizada.

É justamente para esse aspecto da informação e do conhecimento que gostaria de chamar a atenção, pois é um diferencial muito significativo. Juntamente com aspectos mais ligados ao comportamento e à postura profissional – como cortesia, simpatia, eficiência, rapidez, organização, clareza na comunicação, disponibilidade para ouvir e ajudar –, considero necessário que os atendentes das revendas especializadas tenham um bom conhecimento técnico, pois os compradores normalmente sabem pouco sobre os diferentes tipos de tintas e precisam de ajuda para saber quais têm qualidade reconhecida, quais se adequam melhor às suas necessidades, a quantidade a ser comprada, a forma de aplicá-las, de conservá-las e de descartar as embalagens pós-consumo.

Com conhecimento técnico – proporcionado por cursos, leituras e dicas dos promotores dos fabricantes e dos vendedores mais experientes –, esses atendentes podem orientar consumidores e consumidoras (que hoje são em número muito alto) sobre a escolha dos produtos, da mesma forma que podem apoiar a tomada de decisões por parte de compradores mais especializados, como pintores, construtores, arquitetos e decoradores.

Uma das fontes de informações que recomendo, para que esses profissionais possam cumprir bem essa função de apoio e orientação, é o livro Tintas Imobiliárias de Qualidade – Livro de Rótulos da ABRAFATI, presente na maior parte das lojas e cujo conteúdo também está disponível online, em  www.tintasimobiliarias.com.br. Como esse, existem inúmeros outros materiais – impressos e virtuais – que podem e devem ser consultados frequentemente, pois o conhecimento precisa ser sempre reciclado e aprimorado, uma vez que sempre são lançados novos produtos, incorporando características inovadoras.

Vendedores que adotam essa postura de aprender sempre e que aliam ao seu conhecimento os comportamentos mencionados acima contribuem para que o cliente saia satisfeito, tendo uma boa experiência de compra. Esse cliente bem atendido tende a voltar à mesma loja quando precisar novamente de tintas e a indica aos seus familiares e amigos, gerando mais negócios. O resultado final é bom para o cliente, para o vendedor, para o lojista e para o fabricante. E contribui decisivamente para aquilo que a ARTESP e a ABRAFATI buscam: fazer o mercado de tintas crescer e se desenvolver.

*Publicado originalmente na revista Pintou na Artesp em Março de 2014