#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Notícias

Publicado em

ABRAFATI inicia programa de melhoria de qualidade e de sustentabilidade da repintura automotiva

Especialistas participam do Comitê de Tintas da ABNT.

O aprimoramento das tintas de repintura automotiva e dos processos utilizados para a sua aplicação ganhou um importante aliado. No dia 17 de abril, em reunião realizada no Senai Mario Amato, foi instalada a Comissão de Estudos de Tintas para Repintura Automotiva (CE-164:003.01) dentro do CB-164, o Comitê de Tintas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O foco inicial do trabalho será o estabelecimento de parâmetros para eliminar os metais pesados nas tintas de repintura automotiva, a partir de metodologias internacionais como ISO e ASTM e de estudos desenvolvidos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Tomando como base a diretiva europeia ROHS/2011/65/EU, a Comissão estabelecerá os limites máximos desses metais nas tintas. Em seguida, também tratará da normatização da presença de VOCs (compostos orgânicos voláteis) nessas tintas.

Mostrando a mobilização da cadeia produtiva de repintura automotiva, a reunião de instalação contou com a participação de vários fabricantes de tintas, fornecedores da indústria, revendedores e oficinas mecânicas, assim como de representantes de instituições de ensino e pesquisa. Na ocasião, foram discutidos e aprovados a agenda e o plano de trabalho da comissão para 2014, sendo eleitos Nelson Gimenez, da AkzoNobel, como coordenador da Comissão e Fábio Rosa, da Oxiteno, como secretário.

“É um passo muito importante para que esse segmento atinja os mais avançados padrões em termos de qualidade e sustentabilidade. Acreditamos que, da mesma forma que ocorreu com as tintas imobiliárias, o mercado de tintas de repintura automotiva evoluirá e alcançará um novo patamar, beneficiando o consumidor e contribuindo para o desenvolvimento setorial sustentável”, afirma Gisele Bonfim, gerente técnica da ABRAFATI e chefe de Secretaria do CB-164.



Comunicamos que, hoje, dia /, não haverá expediente na ABRAFATI