#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Notícias e Artigos

Ver apenas:

Artigos

Publicado em

ABRAFATI 2019: IMPULSIONANDO O CRESCIMENTO DO SETOR DE TINTAS

Está oficialmente lançada a ABRAFATI 2019, que acontecerá de 01 a 03 de outubro do próximo ano. Confiantes no papel fundamental que o evento desempenha no estímulo aos negócios e à inovação tecnológica, agregando valor aos produtos e ao setor, os principais fornecedores da indústria de tintas estão se mobilizando para participar da 16ª Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas, cujos espaços estão sendo comercializados. Logo mais, será o momento de especialistas e empresas dedicarem total atenção ao Congresso Internacional de Tintas.

É fato indiscutível que a Exposição é uma excelente oportunidade para apresentar lançamentos, fortalecer marcas, estreitar relacionamentos, conquistar novos clientes e construir parcerias. Por isso, a participação é planejada com bastante cuidado e antecipação, de maneira a proporcionar os melhores resultados.

Com a presença dos principais fornecedores globais e locais, somada a uma programação técnico-científica de alto nível, a ABRAFATI 2019 será um ambiente altamente favorável aos encontros, à interação, à discussão de novas ideias, às negociações, ao fortalecimento de laços. Como disse um expositor da edição anterior, é uma grande plataforma de networking, que reúne todos os públicos ligados à cadeia produtiva, que estão ali com foco bem definido: buscar novas oportunidades, entender os rumos do setor, conhecer as inovações. Ou seja, encontrar caminhos para a evolução de suas empresas, o que traz como consequência natural a construção de um setor cada vez mais forte e com os olhos postos no futuro. É preciso lembrar que as demandas relativas às tintas aumentam continuadamente, no que se refere à estética, às funcionalidades, à sustentabilidade e a outros aspectos – o que faz com que os gestores da indústria enfrentem grandes desafios. A ABRAFATI 2019 dá a eles a oportunidade de encontrar respostas a esses desafios, por meio do contato com os líderes da inovação e da discussão sobre os mais recentes desenvolvimentos.

Com tudo isso, fica claro que a ABRAFATI 2019 tem tudo a ver com a Missão que definimos para nossa Associação: impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do setor. No momento atual, em que o panorama econômico e político parece muito nebuloso, gostaria de ressaltar exatamente esse papel que o evento tem.

O setor de tintas, assim como o Brasil, precisa retomar um crescimento mais vigoroso. No ano passado, crescemos pouco. Neste ano, o primeiro semestre foi melhor do que o esperado, mesmo com o impacto da greve dos caminhoneiros, e existe a expectativa real de um bom segundo semestre. Seguimos avançando, mas o ritmo deveria ser mais forte. O que esperamos de 2019 é que esse “deveria” se transforme em realidade, com a volta da estabilidade política, proporcionada pelas eleições, impactando positivamente na economia. Com isso, virão a retomada de projetos parados e do consumo de bens (todos eles pintados), o impulso às reformas e melhorias de imóveis. Ou seja, crescimento das vendas em nível muito mais expressivo que o atual.

Esse movimento não se dará por inércia. É preciso impulsioná-lo e, ao lançar a ABRAFATI 2019, estamos fazendo isso. Assim, recomendo preparar-se desde já para o evento, que acontecerá em um período extremamente propício, ao qual nosso setor chegará mais aquecido e ávido por inovações. Nessa preparação, pense no médio e longo prazo: avalie o imenso potencial para o crescimento da cadeia de tintas no Brasil, assim como em toda a América Latina, que abre inúmeras oportunidades de negócios com as empresas e os profissionais que estarão circulando pelos corredores, estandes e auditórios do evento. Tenha em mente que o Brasil é um dos maiores produtores de tintas do mundo, com mais de 1,5 bilhão de litros anuais, e tem consumo per capita baixo, quando comparado a outros países. É, portanto, um mercado que deve ser avaliado com atenção por qualquer player, local ou global.

Como disse um pensador, nada é mais poderoso que uma ideia cujo tempo chegou. Como o tempo da ABRAFATI 2019 chegou, é hora de arregaçar as mangas e partir para a ação!

———————————————————————————————————————

Artigo de Antonio Carlos de Oliveira, originalmente publicado na revista Química & Derivados, edição 593, de setembro/2018