Feed de Notícias

Publicado em 11.10.2013/15:48

Na ABRAFATI 2013, seminário mostrou avanços relacionados à cura por radiação

Um dos destaques da ABRAFATI 2013 foi o terceiro Seminário ABRAFATI-RadTech South America de Cura por Radiação. Com uma programação mais ampla, envolvendo 11 palestras e um painel, o evento atraiu um público qualificado, interessado em conhecer os principais avanços relacionados a essa tecnologia e os benefícios trazidos por ela, especialmente aqueles ligados à sustentabilidade e à produtividade.

Promovido em conjunto pela RadTech South America e pela ABRAFATI, o seminário contou com a participação de pesquisadores de ponta, que apresentaram os mais recentes desenvolvimentos e as tendências relacionadas à utilização de cura por radiação. Esteve em forte evidência, por exemplo, o tema da transição para as tintas UV aquosas, que trazem benefícios do ponto de vista da sustentabilidade e da saúde ocupacional, tanto para quem produz como para quem as aplica. Outra importante tendência mostrada nas palestras foi a da utilização de lâmpadas do tipo LED, que asseguram maior eficiência energética.

O ponto alto da programação foi o painel sobre o cenário atual e as perspectivas da tecnologia de cura por radiação, que teve a participação de dirigentes das RadTechs das diferentes regiões: Maria Cristina Kobal C. de Carvalho (América do Sul), David Harbourne (EUA), Urs Laeuppi (Europa) e Flora Yuan (China). Ali foram reafirmadas as ótimas perspectivas associadas a essa tecnologia, que incorpora constantemente novos avanços – como os ligados à nanotecnologia – e cuja utilização está em franco crescimento.

“O Seminário agregou valioso conteúdo à ABRAFATI 2013, permitindo conhecer as variadas possibilidades, atuais e futuras, de aplicação da cura por radiação na cadeia de tintas”, afirma Dilson Ferreira, presidente-executivo da ABRAFATI.