Feed de Notícias

Publicado em 01.07.2019/16:31

Inaugurado o primeiro ponto de entrega voluntária de latas de tinta vazias do Prolata na Baixada Santista

Implantação começou em Santos e terá sequência nas próximas semanas com unidades em Guarujá, São Vicente e Itanhaém.

No último sábado (29/06), a loja Baratão das Tintas da Ponta da Praia, em Santos, foi palco de um momento histórico para o setor. Ali foi inaugurado o primeiro ponto de entrega voluntária (PEV) de latas de tinta pós-consumo do Prolata na Baixada Santista.

A implantação do PEV faz parte do plano de ação definido no Termo de Cooperação Ambiental celebrado, em novembro do ano passado, entre o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA) do Ministério Público de São Paulo, a Prolata Reciclagem, a Abeaço, a ABRAFATI e a Artesp. Esse plano abrange ainda ações em cooperativas de catadores e entrepostos de sucata.

A partir da próxima semana, três outros pontos do Prolata entrarão em operação nos municípios do Guarujá, São Vicente e Itanhaém, antecipando-se ao cronograma definido. Está prevista a instalação de unidades também nos demais municípios da Baixada Santista (Cubatão, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga e Mongaguá) até novembro de 2021.

O trabalho desenvolvido na região e o Termo de Cooperação firmado têm como base o conceito de responsabilidade compartilhada estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Envolvem, portanto, a participação de fabricantes, importadores, distribuidores, revendedores, consumidores e responsáveis pelos serviços públicos de limpeza urbana na viabilização das melhores soluções relacionadas à correta destinação das embalagens de tintas pós-consumo.

As atividades na Baixada Santista incluíram um evento dirigido aos revendedores de tintas, realizado no dia 28/06, para estimulá-los a aderir à logística reversa, explicando a eles as suas obrigações e destacando o importante papel que desempenham na informação aos clientes sobre os pontos de recebimento e a reciclagem das embalagens.