Feed de Notícias

Publicado em 17.02.2012/15:39

Desafios e oportunidades para a indústria de tintas no brasil

Dilson Ferreira*

A indústria de tintas vive um momento muito positivo no Brasil. O mercado vem evoluindo de forma muito consistente nos últimos anos, tanto no que se refere ao aumento das vendas, quanto naquilo que diz respeito à contribuição aportada para o desenvolvimento dos setores atendidos. O País se consolidou como o quinto maior produtor mundial de tintas e acompanha as principais tendências globais, produzindo tintas para variadas aplicações, com tecnologia de ponta e competência técnica comparável à dos países mais avançados. Por isso, estamos confiantes em crescer acima do PIB pelos próximos anos, prevendo alcançar, até 2020, a marca de 2 bilhões de litros produzidos anualmente.

Temos investido muito fortemente na melhoria da qualidade das tintas, com resultados muito expressivos, beneficiando consumidores, usuários industriais e comerciais. Ao mesmo tempo, estamos sempre direcionando nossos esforços para a atualização tecnológica e a inovação, de modo a atender às novas necessidades do mercado e às demandas dos setores mais exigentes.

Entre essas demandas, a sustentabilidade está em relevo e vem merecendo atenção especial na nossa agenda. Por isso, em 2009, introduzimos o conceito de Tinta do Futuro – tema de nosso Congresso e Exposição –, a partir do qual a pesquisa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganharam ainda mais evidência no nosso setor, com a participação decisiva de fornecedores como a Petrobras. Além de oferecer produtos com o mínimo de impacto ambiental, temos adotado práticas como a utilização racional de água e energia, o desenvolvimento de matérias-primas oriundas de fontes renováveis, a eliminação de desperdícios, o gerenciamento adequado de resíduos e embalagens. Nosso Programa Coatings Care, de responsabilidade em tintas, tem sido um importante aliado nessa trajetória rumo à sustentabilidade.

Os desafios que se colocam para o futuro da cadeia produtiva de tintas – que representam, ao mesmo tempo, grandes oportunidades – estão ligados à atenção permanente que se deve ter em relação aos aspectos relacionados à sustentabilidade e à qualidade, antecipando-se às futuras demandas por parte dos usuários e às exigências da legislação e regulação. Simultaneamente, é preciso investir em capacitação dos profissionais que atuam na cadeia produtiva de tintas, na revenda e na aplicação do produto. Para um mundo um ambiente de negócios mais complexo, precisamos de profissionais preparados, versáteis e criativos.

O caminho para superar esses desafios é, em si mesmo, outro desafio: buscar a maior integração de cadeia, estimulando os processos colaborativos e implementando projetos conjuntos. Esses esforços têm de ser unidos aos do Poder Público, focando na promoção do desenvolvimento econômico e social – como já fazemos hoje com sucesso em iniciativas voltadas para habitação de interesse social e infraestrutura.

O Brasil está vivendo um período único, repleto de oportunidades. Precisamos trabalhar juntos na superação desses desafios para construir um caminho seguro na direção do crescimento econômico sustentável.

* Publicado originalmente na revista Soluções BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *