#

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tempora in, sunt illum dolore, dolor vel perferendis nisi, sequi laudantium, porro blanditiis voluptatem iure minus. Excepturi quod repellat debitis, quasi mollitia.

ABRAFATI -




Informações úteis

Outras Informações:

Perguntas Frequentes

Veja a seguir algumas das dúvidas mais frequentes sobre tintas e pintura. Clique sobre a pergunta para ler a resposta a ela. Caso não encontre a informação que deseja, clique aqui para enviar uma mensagem.

  1. Por que pintar?

    A finalidade fundamental de uma pintura é proteger e embelezar edifícios, instalações industriais e uma infinidade de produtos industriais (automóveis, caminhões, geladeiras, móveis, navios, aviões etc). Outra finalidade da pintura é a sinalização, como nos casos de estradas, ruas e aeroportos.

    As tintas imobiliárias são utilizadas no revestimento de residências e em todo tipo de imóvel comercial e industrial, conferindo a eles proteção contra as intempéries, embelezamento, boa distribuição da luz e melhores condições de higiene.
    De acordo com a superfície ou substrato em que é aplicada, a pintura tem diferentes funções:

    Alvenaria: evita o esfarelamento, a absorção de água da chuva e da sujeira, o desenvolvimento do mofo e de algas etc. É importante na decoração de ambientes, pois permite acabamentos com uma ampla variedade de cores, de textura e de brilho, dando um toque pessoal e preservando o patrimônio.

    Madeira: contribui para o efeito decorativo e soluciona os problemas de absorção de água e de umidade, que geram rachaduras e o apodrecimento deste material.

    Metais ferrosos (aço-carbono): é a solução mais econômica para combater a corrosão, principal problema deste tipo de superfície.

    Metais não ferrosos (alumínio, zinco etc.): é a forma mais eficiente de decorar (colorir), proteger e sinalizar estas superfícies.

  2. O uso de fundos ou seladores sobre a massa é obrigatório?

    O uso de fundos ou seladores sobre as massas tem a função de uniformizar a absorção e economizar acabamento, o que resulta em maior rendimento. Este uso é recomendado, porém não obrigatório.
  3. A tinta acrílica pode ser aplicada pura, sem diluição?

    Não, pois a diluição correta do produto aumentará sua aderência, ajudará seu alastramento, tornando o acabamento mais bonito, além de facilitar sua aplicação; faça a diluição conforme recomendado pelo fabricante.
  4. A tinta acrílica pode ser aplicada sobre massa niveladora para alvenaria (massa corrida) para interiores?

    Sim, desde que a massa para interiores esteja totalmente seca, lixada, sem pó e aplicada em superfícies internas. Para aplicação dos acabamentos acrílicos acetinados, ou semibrilho, recomendamos utilizar Líquido Selador Pigmentado diluído conforme indicado pelo fabricante, sobre Massa Niveladora para alvenaria (Massa Corrida) para interiores, obtendo-se assim um acabamento de alto padrão.
  5. É necessário aplicar fundo preparador para paredes sobre a tinta antiga?

    Sim, se a tinta antiga apresentar calcificação, bolhas ou descascamentos. Porém, caso a tinta esteja em perfeitas condições, o fundo pode ser dispensado.
  6. Os produtos à base de látex (acabamentos, fundos e massas) podem ser aplicados sobre madeira?

    Os produtos à base de látex (aquosos) não devem ser aplicados em madeira, pois o contato do solvente (água) causa dilatação das fibras da madeira, ocasionando trincamentos e descascamentos na pintura.
  7. O que é verniz filtro solar?

    O filtro solar é um aditivo adicionado ao verniz que funciona como um protetor solar para a pele, filtrando e/ou absorvendo os raios ultravioleta do sol, evitando que eles ataquem a madeira e causem o descascamento do verniz.
  8. Qual tinta é recomendada para pintura de caixas d´água internamente?

    A pintura fica em contato com a água potável e por isso precisa ser atóxica. Existem produtos específicos para essa finalidade.
  9. O thinner pode ser utilizado para diluição das tintas esmalte, tinta a óleo ou vernizes?

    Não, o uso do thinner como solvente para estas tintas pode causar problemas, como esbranquiçamento, enrugamento e descascamento da película de tinta.
  10. A pintura sobre papel de parede é recomendada?

    Não, pois os papéis de parede não propiciam aderência necessária para os produtos causando, com o passar do tempo, descascamento da tinta aplicada. Entretanto, atualmente existem alguns tipos de papéis de parede que podem receber aplicação de tintas látex (PVA ou Acrílicas), desde que as superfícies estejam limpas, sem gordura ou graxa.
  11. Qual tinta deve ser usada na pintura de uma superfície de fórmica?

    Qualquer tinta pode ser usada, desde que se use um fundo apropriado para proporcionar aderência.
    Consulte o fabricante de sua preferência para a obtenção das informações necessárias.
  12. Qual é a tinta recomendada e qual é o procedimento para pintar tubos de plásticos PVC?

    Os esmaltes sintéticos e as tintas látex de base acrílica podem ser usados. Apenas lixe a superfície, limpe bem e aplique o acabamento.
  13. O que é acabamento acetinado?

    É o acabamento que possui brilho intermediário entre fosco e semi-brilho. A sua intensidade de brilho tem a capacidade de disfarçar ou não revelar imperfeições da parede, propiciando ainda facilidade de limpeza.
  14. Pode-se pintar após a retirada do papel de parede?

    Sim, desde que as superfícies recebam tratamento específico, como: eliminação total da cola utilizada para a fixação do papel, bem como eventuais pontos de mofo, sujeira, oleosidade, etc. Estas ações são necessárias, pois o contato das tintas látex PVA ou acrílicas com a cola do papel de parede pode originar problemas, como bolhas e descascamentos.
  15. O que são stains?

    Os stains possibilitam acabamentos protetores para madeira, podendo ser classificados em stains preservativos e stains de acabamento. São formulados para aplicação em áreas externas de intensa exposição ao tempo, mas também podem ser utilizados em ambientes internos.

    O acabamento respectivo é caracterizado pela facilidade de manutenção uma vez que não trinca nem desprende da madeira à medida que vai envelhecendo.

    O acabamento depois de muito tempo esmaece e nesse ponto pode-se fazer nova aplicação de stain sem problemas.

  16. Stains podem ser usados na pintura de decks de piscinas?

    Sim, são indicados para acabamentos de todos os tipos decks.